quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Christian Moeller

Para auxiliar a criação do objeto interativo foi sugerido aos alunos que visitassem o site do artista Christian Moeller. Utilizando os recursos da tecnologia contemporânea o artista faz diversas montagens de todos os tamanhos.


Uma de suas instalações que mais me chamou atenção foi Audio Grove, que consiste em uma plataforma circular de madeira de 12 metros de diâmetro, em que 56 postes de aço verticais estendem até 5,5 metros em direção ao teto. Cada um dos postes está ligado a um sistema sensor sensível ao toque. Esta floresta de aço vertical é uma interface através da qual luz e som podem ser fisicamente esperimentados e controlados. Os locais tocados pelos visitantes emitem diferentes sons que, juntos, resultam em um conjunto harmônico, qualquer que seja a combinação das interações. Para conseguir isso, as estruturas foram aperfeiçoados dentro de um sistema acústico de modelagem física.
A componente visual da instalação é uma exuberante combinação entre luz e sombras. Holofotes colocados em um círculo de estruturas de aço em torno da instalação projetam no piso luzes que abrem caminhos entre os postes. De acordo com os visitantes "na interação com os pólos, as luzes brilham de maneiras diferentes sobre o chão e desenham linhas de sombras e texturas formando um "tapete de luz".

Nenhum comentário: