domingo, 14 de setembro de 2008

Panorama - Praça do Papa (final)

No mapeamento do panorama da Praça do Papa, representei a iluminação dos dias quentes e ensolarados deixando bem claro o local da origem da luz, o piso que a reflete e as áreas por ela atingidas através de círculos brancos. Bastante contraste, ressaltando bem a forte coloração, também ajudou a expressar a alta temperatura no dia em que a foto foi tirada.
Como a praça é o ponto de lazer mais alto da cidade e determina seu limite, as pessoas vão muito até lá com o intuito de fugir do caos urbano e para admirar a bela vista, tanto do movimento da própria Belo Horizonte, quanto da envolvente Serra do Curral. Para isso, observa-se que a área verde é bastante utilizada, as pessoas costumam sentar no gramado e debaixo das árvores, mais que nos próprios bancos. Além disso, são realizados frequentes festas e eventos e no seu maior espaço são montados estandes e palcos. Esse ambiente foi representado no mapeamento pelo piso de cor vermelha.
Principalmente nos finais de semana, observa-se um fluxo de pessoas fazendo "cooper", passeando com seus cães, crianças soltando pipas e brincado no "play ground", andando de bicicleta, comendo pipoca, cachorro-quente e tomando água de coco que são vendidos nos carrinhos parados no local. E o fluxo de carros também é grande, pois a praça está localizada na extremidade da cidade, o que dificulta um pouco o seu acesso.