quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Arquitetura de Rem Koolhaas



Rem Koolhaas nasceu na Holanda em 1944 e começou a estudar arquitetura em Londres. Em 1972 partiu com uma bolsa para os Estados Unidos, onde o fascínio por Nova Iorque o levou a debruçar-se sobre o impacto da cultura metropolitana na arquitetura. Foi precisamente a necessidade de definir - na teoria e na prática - os novos tipos de relação entre arquitetura e cultura que o levou a criar, em 1975, o OMA (Office for Metropolitan Architecture), o gabinete de arquitetura que, em 1999, apresentou a proposta vencedora da Casa da Música do Porto.

Rem Koolhaas é um nome de projeção internacional na arquitetura contemporânea. Entre outros prêmios, podem citar-se os que o distinguiram mais recentemente, como o Pritzker (um equivalente de Nobel da Arquitetura), em 2000, e o Prêmio de Arquitetura da União Européia Mies van der Rohe, pelo edifício da Embaixada da Holanda em Berlim, atribuído em Abril de 2005.

A ousadia e radicalismo da sua arquitetura é razão para muitas vezes receber o rótulo de "incatalogável". Destacam-se entre as suas obras, o Congrexpo, em Lille, a Biblioteca Pública de Seattle, a loja da Prada, em Nova Iorque, a Casa da Música, no Porto, e a Central da Televisão Chinesa (CCTV), em Pequim, que acaba de ser construída e fazer a abertura dos Jogos Olímpicos de 2008.

Nenhum comentário: