sábado, 23 de agosto de 2008

Fotografia, Photoshop, arte ou engano?

No texto de Benjamin Júnior é posto em questão as diferenças entre as tradicionais fotografias e as modernas editadas com programas digitais.
As fotografias mais antigas, além de exigirem uma dedicação inigualável no momento em que são tiradas, necessitam de técnica e paciência no "processo artístico" da revelação, tudo isso para se obter um resultado natural e muito belo.
Já nos dias atuais, as câmeras digitais possibilitam que as fotografias sejam pré-vizualizadas e melhoradas no ato ao tirá-las novamente caso não fiquem muito boas. Além disso, nos novos programas digitais, como o Adobe Photoshop, é possível aprimorar e editar as imagens tornando-as mais belas, livre de imperfeições, ou até bem diferentes da original, mas sem fugir da realidade.
Nestas imagens de Manuel Librodo por exemplo, fica impossível distinguir a original da editada, pois ambas parecem muito reais e retratam a mesma pessoa.

Logo, fica difícil se chegar a uma conclusão do que se deve fazer para obter um bom resultado. Enquanto em um processo o durante é muito valorizado, mas nem sempre se obtem um fim a altura, no outro a manipulação causa a perfeição. Será que existe um limite?

Nenhum comentário: